O universo gráfico pode ser uma confusão para quem está indo imprimir o material de sua empresa pela primeira vez. Escala CMYK, branding, arquivo fechado… Afinal, qual a importância de entender esses conceitos e o que eles representam?
Nós listamos um pequeno glossário com 5 palavras que você precisa compreender antes de fechar o seu projeto gráfico, evitando erros e contribuindo para um processo ágil e eficiente, confira!
- O que é arquivo aberto?
É o arquivo que só pode ser aberto no mesmo software ou plataforma (programa) em que foi criado. O arquivo aberto possibilita edição e atualização, bem como remoção de elementos.
- E arquivo fechado?
É exatamente o oposto do arquivo aberto: está pronto para impressão e não pode mais ser alterado.
- Conceito de Branding
O Branding é a construção da marca e de seus valores que serão passados para o consumidor. É aí que entra o nome, slogan, símbolo, logotipos, cores e elementos que caracterizam a marca, como se fosse uma pessoa com personalidade própria.
- Qual a escala CMYK?
O CMYK é um sistema de cores para impressão. O termo é abreviação das palavras Cyan (Ciano), Magenta, Yellow (Amarelo) e Black (Preto). Essas quatro cores podem reproduzir todas as existentes, e o sistema é subtrativo, ou seja, quando sobrepostas, as cores tendem a se escurecer. Esse sistema é muito aplicado em jornais, revistas e impressos gráficos.
- E a escala RGB?
O sistema de cor RGB combina três cores: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Esse sistema é mais aditivo, ou seja, as cores ficam mais claras quando sobrepostas. Essa coloração é ideal para publicações digitais.
Gostou das dicas? Agora você já sabe o dicionário de algumas palavras importantes para o seu projeto gráfico!